O canal Viva cumpre sua importante função de recordar o passado também com produções estrangeiras. Algumas já passaram pelo canal, mas a mais nostálgica que está no ar atualmente no canal é a série Família Dinossauros. Exibida originalmente entre 1991 e 1994 na emissora americana ABC e produzida numa parceria com a Disney, a série conta a história da família Silva Sauro. Ao mesmo tempo tão distantes de nós, afinal, são dinossauros, e tão próximos, pois vivem situações do cotidiano que nos identificamos. Dino trabalha como derrubador de árvores, acha que manda na casa, se define como "o poderoso megalossauro", mas no final das contas é mandado facilmente pelo seu patrão, Sr. Richfield, e por sua esposa, Fran. Ela tem o juízo que falta no marido, é a voz da razão na família. Uma dona de casa que se esforça pra fazer o melhor pela mãe, pelo marido e pelos três filhos. Bob, o filho mais velho, é um garoto esperto e questionador, por várias vezes é mais justo que os adultos. Charlene, a filha do meio, é uma garota consumista, muito ligada à aparência, quer ser popular e adora gastar o dinheiro do pai no shopping. Baby é o filho mais novo. Um bebê que vive aprontando e não tem um bom relacionamento com o pai, afinal, ele "não é a mamãe".
Família Dinossauros chegou ao Brasil em 1992 e rapidamente se tornou um grande sucesso. Aumentou a audiência do último ano do Xou da Xuxa. Fazendo a alegria das crianças, da Rede Globo e também de muitas empresas que faturaram bastante com produtos licenciados como cadernos, doces e brinquedos. Logo a série ganhou mais um horário, nos domingos à tarde. Que durou até 1995. Em 2003 a série voltou a ser exibida pelo SBT. Inicialmente nos domingos de manhã, algum tempo depois, nas tardes de segunda a sábado. Família Dinossauros ficou na emissora de Silvio Santos até 2005. Voltou à telinha em 2007 na Band garantindo muitas vezes o 3° lugar de audiência nas noites de segunda a sexta. Entre algumas idas e vindas relacionadas ao dia e horário de exibição e também se a série era exibida ou não, Família Dinossauros ficou na emissora da família Saad até 2011. Em 2014 as aventuras dos Silva Sauro chegaram a TV por assinatura, no canal Viva onde são exibidas até hoje. Atualmente a série é exibida de segunda à sexta às 9h30 da manhã com reprise às 2 horas da madrugada.
O mérito do sucesso de Família Dinossauros no Brasil também se deve a dublagem. Começando pela tradução para o Português. Que usou de maneira criativa um recurso que parecia ultrapassado, abrasileirar alguns nomes de personagens. Earl virou Dino, Sinclair virou Silva Sauro formando um divertido trocadilho, Ethyl (mãe de Fran) virou Zilda e Spike (melhor amigo de Bob) virou Carlão. O principal destaque do inspirado elenco da dublagem é Marisa Leal. A marcante vozinha que deu ao Baby conseguiu perfeitamente mostrar como aquele pequeno dinossauro rosa é um adorável sapeca. Tão bem que se tornou uma das maiores lembranças quando o assunto é Família Dinossauros.
A modernidade da série começa no visual de seus personagens. Os bonecos animatronics foram criados pela Jim Henson's Creature Shop, empresa do criador dos Muppets e que fez os bonecos e os efeitos especiais de várias séries e filmes. Os dinossauros maiores eram atores fantasiados e as expressões faciais, assim como todos os movimentos dos dinossauros menores, eram feitas por controle remoto. Também passando pelos temas abordados nos episódios. Alguns temas são atemporais, como o relacionamento entre pais e filhos e os desafios da adolescência. Outros, como a preservação da natureza e o empoderamento feminino, especialmente através da personagem Monica Desvertebrada, fazem parecer que a série foi produzida a pouco tempo atrás. Monica e independente, decidida e incentiva a amiga Fran a lutar por seus direitos, não ficar tão presa aos cuidados com a família. A dinossaura até fez uma denúncia de assédio. No episódio O Que Harris Sexual Quis Dizer, Monica vai trabalhar na Nós Dizemos Que Sim, que também tem Dino como funcionário. Mas é demitida pouco tempo depois por se recusar a sair com Harris Sexual, seu supervisor. Um sujeito arrogante, folgado e machista. Monica denuncia Harris, vai à luta por seus direitos dando início a uma batalha judicial que vai parar na mídia e fez os dinossauros pensarem melhor sobre o papel das fêmeas na sociedade.
A família Silva Sauro, ao contrário de tantas outras famílias que vemos pelas séries, vive assistindo televisão. Entre outros programas, Dino sempre assiste as notícias da DNN (Dinosaur News Network, sátira da CNN). Bob não perde os clipes da DTV (sátira da MTV). E a ABC (American Broadcasting Company) já tinha público lá na época dos dinossauros e "atendia" por Antediluvian Broadcasting Company. Mais uma interessante sátira presente na série, embora em alguns casos possa existir um pouco de dificuldade pra compreender. Algumas vezes por soar datado, muito ligado ao começo dos anos 90. Outras vezes, por ser sátira de alguma produção que não foi exibida no Brasil.
Família Dinossauros é um grande exemplo que nem todo programa produzido para o público infantil é bobo aos olhos dos mais crescidos. É uma série que atrás do rótulo de comédia de costumes, das travessuras do Baby e trapalhadas do Dino faz o público de todas as idades pensar no que está a sua volta. 26 anos depois da chegada ao nosso país, a série faz pensar ainda mais. Muitas crianças e adolescentes continuam precisando de mais atenção dos pais. Tantos anos se passaram e mesmo com todos os esforços, a natureza ainda grita por socorro. Se continuar como está a humanidade pode fazer como Dino no último episódio da série, Mudando a Natureza. Quando depois de se atrapalhar em relação ao uso de veneno para matar besouros e de fazer nuvens na esperança de que venha chuva, acaba provocando a extinção dos dinossauros. Um final forte, depois de 4 divertidas e reflexivas temporadas. Mas ao mesmo tempo deixa uma esperança de que as coisas não sejam assim na vida real. A geração de crianças que via a série nos anos 90 ainda não cumpriu como deveria o seu papel para melhorar o que a série já apontava que não estava bom. Mas ainda fica a esperança de que possa ainda mais colocar em prática as lições que Família Dinossauros mostra procurando fazer um mundo cada vez melhor para a geração de crianças que assiste a série hoje em dia e as futuras gerações.