top of page

Vale a pena ver de novo Belíssima?


A partir do dia 4 de junho o Vale a Pena Ver de Novo exibe a novela Belíssima. Exibida originalmente entre novembro de 2005 e julho de 2006 na Globo no horário das 8 da noite que começava quase às 9 a trama de Silvio de Abreu conta a história de Julia Assumpção (Glória Pires). Uma poderosa empresária que gerencia a marca de lingeries Belíssima e a academia Physical. Mas tem um relacionamento difícil com a avó Bia Falcão (Fernanda Montenegro). Julia é filha de Stella Assumpção, modelo famosa nos anos 60 e que impulsionou o sucesso nacional e internacional da Belíssima. Mas ela e o marido faleceram ainda muito jovens num acidente aéreo deixando seus filhos Julia e Pedro (Henri Castelli) aos cuidados de Bia. Julia cresceu sendo cobrada por Bia por não ser como a mãe. Sempre engolindo calada as críticas, mesmo depois de adulta e sendo uma profissional muito bem-sucedida. Achando que era uma maneira da avó expressar a dor de perder tragicamente a filha tão querida. Os únicos apoios que Julia tem na família são o irmão Pedro, que mora na Grécia com a esposa Vitória (Cláudia Abreu), o cunhado Tadeu (Thiago Martins) e a filha Sabina (Marina Ruy Barbosa), e o tio Gigi (Pedro Paulo Rangel). Numa reviravolta do destino Pedro morre assassinado e Vitória resolve voltar para o Brasil levando a filha, o irmão e o amigo Nikos (Tony Ramos), que tem a esperança de reencontrar Katina (Irene Ravache), seu grande amor do passado que o abandonou e veio para o nosso país esperando um filho dele. O grego se apaixona por Julia. Que se envolve com o misterioso André (Marcello Antony), operário da Belíssima que se torna patrão ao se casar com a empresária. O rapaz também se envolve com Vitória. Mas como André conseguiu conquistar Julia tão bem? Porque Bia não gosta de Vitória desde o casamento da moça e esse ódio continuou depois da morte de Pedro? Com direito a megera querer tirar Sabina da mãe. Julia gosta mesmo de André ou Nikos? E qual dos dois realmente gosta dela? Afinal de contas, quem realmente é Bia Falcão? Perguntas que aos poucos os 209 capítulos originais da trama vão respondendo.

Outros personagens também contribuíram para o sucesso da novela. Como a fogosa Safira (Cláudia Raia), filha de Katina e Murat (Lima Duarte), que se casou 5 vezes, mas ainda procura seu grande amor. Uma cena importante dela com o mecânico Pascoal (Reynaldo Gianecchini) no final da novela, de tão ousada deve ser séria candidata a sofrer com os inevitáveis cortes do Vale a Pena Ver de Novo. Giovanna (Paolla Oliveira), filha de Safira, sonha em ser modelo, é vaidosa e namoradeira como a mãe. As divertidas amigas Mary Montilla (Carmem Verônica) e Guida Guevara (Iris Bruzzi), ex-vedetes do teatro rebolado que lutam pelo sonho de reunir as colegas da época do estrelato num grande show dirigido por Carlos Manga. Assim como em outras novelas de sua autoria, Sílvio de Abreu trouxe um personagem de uma novela anterior para Belíssima. Dessa vez, o deficiente mental Jamanta (Cacá Carvalho), veio de Torre de Babel (1998/99) continuando no ramo automotivo. Em Torre de Babel, convivia com a família de Clementino (Tony Ramos) que tinha um ferro-velho, depois transformado em lanchonete. Em Belíssima, foi trabalhar na oficina de Pascoal.

Parece que o final de 2005 e o começo de 2006 foram ontem, mas Belíssima nos lembra que o tempo passa numa velocidade que nem sempre percebemos como deveria. Paolla Oliveira estreava na Globo em Belíssima, hoje é uma estrela, com status de protagonista. Aquela adorável garotinha chamada Marina Ruy Barbosa hoje é uma mulher casada. Essas crianças crescem rápido até demais. A novela também é ligada com a atualidade, pois foi nela que Bia Falcão disse uma frase sempre lembrada graças a internet. "Pobreza pega!" Com esta reprise para refrescar a memória do público é bem provável que a megera seja a origem de mais memes.

A novela também desperta lembranças de quem deixou muita saudade. Toda terça-feira depois do capítulo inédito de Belíssima, o Casseta & Planeta Urgente começava com mais um capítulo de Baleíssima , "a novela mais glamourosa e gordurosa da TV brasileira". Nem a abertura escapava da gozação. Bussunda imitava as poses que a modelo Michelle Alves faz na abertura de Belíssima ao som de uma paródia politicamente incorreta do tema de abertura, Você é Linda, de Caetano Veloso. Mas o que era engraçado ganhou um toque de tristeza. O humorista faleceu em junho de 2006 e consequentemente a "abertura" de Baleíssima foi tirada do ar nos seus últimos capítulos. Voltando a Belíssima, Gianfrancesco Guarnieri, que interpretou o professor de teatro Pepe, já estava com a saúde debilitada. Gravava pouco, estava sempre sentado e tinha poucas falas pra não se cansar muito. Faltando pouco mais de 1 mês pro fim da novela, ele foi hospitalizado e não voltou mais para as gravações. Numa emocionante cena do último capítulo, durante a festa que comemora os 40 anos de casamento de Murat e Katina, ele atende um telefonema de Pepe. Que conta ao amigo que está doente e não pode ir à festa. Depois da ligação Murat comenta com a família sobre a conversa e da esperança que logo Pepe estará recuperado. Será que Murat e Pepe se reencontraram? Quem sabe... Mas infelizmente Belíssima marcou a despedida de Gianfrancesco Guarnieri deste mundo. O grande ator, autor e diretor faleceu 3 semanas depois do fim da novela.

Além dos já citados inevitáveis cortes que toda novela do Vale a Pena Ver de Novo sofre, a reprise de Belíssima também convive com a influência da Copa do Mundo e seus jogos na parte da tarde. Não é a primeira vez e certamente não será a última que a transmissão do maior evento do futebol mundial faz o Vale a Pena Ver de Novo passear pela grade de programação com seus capítulos naturalmente mais curtos. Ou às vezes o passeio nem acontece. A antecessora e companheira dos primeiros dias de exibição Celebridade foi involuntariamente uma espécie de teste. Por vários dias não foi ao ar devido a transmissões de futebol, especialmente jogos da Champions League. Desagradando a muitos telespectadores que já estavam incomodados com os cortes maiores do que o esperado. Portanto, o começo desta reprise de Belíssima precisará de uma dose extra de paciência da parte do público. Mas quem sabe depois da Copa a reprise surpreenda ainda mais e consiga atingir todas as expectativas. Belíssima pode não ser uma das novelas mais lembradas, mas se foi escolhida para o Vale a Pena Ver de Novo é porque tem seus méritos e seu potencial. Mesmo com os cortes, valerá a pena rever a novela e relembrar suas emoções que tornarão as tardes televisivas dos próximos meses mais belas.

bottom of page