top of page

Caça Talentos


Desde o dia 5 de agosto, de segunda à sexta às 11h45 da manhã o canal Viva exibe Caça Talentos. Exibida originalmente pela Globo entre setembro de 1996 e novembro de 1998, com uma rápida reprise logo na sequência que foi substituída pelos melhores momentos de Os Trapalhões e reprisada pelo Viva entre maio de 2010 e maio de 2012, a trama de Ronaldo Santos, Mauro Wilson, Denise Bandeira e Gilberto Loureiro conta uma divertida história que une magia e realidade. Quando Bela (Angélica) era bebê, sofreu um acidente de carro no qual seus pais faleceram. A menina é encontrada e adotada pelas fadas Margarida (Marilu Bueno) e Violeta (Betina Viany) e foi viver no Mundo Mágico com elas. Bela foi criada como uma fada com poderes. Já adulta, ela descobre que é humana e é levada para o Mundo Real para decidir onde quer seguir sua vida. Se decidir continuar no Mundo Real, Bela esquecerá tudo o que aprendeu e viveu no Mundo Mágico. Mas enquanto a jovem não toma esta importante decisão, não poderá beijar ninguém, senão automaticamente deixaria o Mundo Mágico e ficaria no Mundo Real para sempre. Bela chega no nosso mundo e começa a trabalhar na Caça Talentos, uma agência de produções artísticas. Logo a moça se apaixona por Arthur (Eduardo Galvão), dono da agência, e se vê mais dividida do que nunca. Afinal, ela realmente é fada ou humana?

Angel Mix, programa apresentado por Angélica nas manhãs de segunda a sexta, estreou em 16 de setembro de 1996. O programa tinha o formato que consagrou a loira na Manchete e no SBT. Com muitas brincadeiras, curiosidades e atrações musicais. E continuou o sucesso das emissoras anteriores. A última atração do programa era Caça Talentos, que começava mais ou menos no horário em que é exibido atualmente, tornando esta reprise ainda mais especial. Rapidamente a novela infanto-juvenil se tornou um grande sucesso. O primeiro trabalho de Angélica como atriz, interpretando personagem, foi na minissérie O Guarani (Manchete, 1991), mas sem dúvida Bela é a personagem mais lembrada dessa trajetória curta, se compararmos com as outras carreiras por onde passou e passa. Tão lembrada e tão querida pelo público que Angélica gravou 3 músicas relacionadas a personagem: Fada Bela (Michael Sullivan e Dudu Falcão), Dança da Fadinha (Mauro Wilson, Ronaldo Santos e Maurício Barros) e Amor de Fada (Augusto César e Paulo Sérgio Valle). E relembrou a personagem no episódio do Estação Globo (2004) que, começando as comemorações dos 40 anos de existência, abordava os programas infantis que já passaram pela emissora. Numa interessante ligação entre passado e futuro.O figurino curtinho ficou mais comprido por um motivo muito especial, Angélica esperava seu primeiro filho, Joaquim.

A primeira temporada trouxe outros destaques no elenco. Começando pelas antagonistas, a invejosa Silvana Karloff (Helena Fernandes) e sua fiel escudeira, a atrapalhada Drica (Ana Furtado em sua estreia como atriz). Caça Talentos também marcou a estreia na TV de Cláudia Rodrigues, que interpretou Karina, secretária da agência. Em tão pouco tempo de exibição Caça Talentos se tornou um sucesso tão grande que se tornou o tema do especial de fim de ano de Angélica. Quando a agência foi contratada para produzir o especial de lançamento de uma popstar. Arthur tem a ideia de fazer O Mágico Feroz, uma adaptação de O Mágico de Oz. Por falta de verba os próprios funcionários da agência interpretam os personagens. O único ator contratado para a produção é Raposo Galante (Maurício Mattar), que interpreta o príncipe. Bela, que interpreta Dorotéia, se encanta por Raposo e pela possibilidade de ser uma cantora famosa. Nossa heroína precisa lidar com a paixão e a ambição, tão comuns no Mundo Real e que ela ainda não conhecia totalmente. A segunda temporada trouxe um personagem muito lembrado da trama. O chefe supremo do Mundo Mágico, Honorável Kelvin (bate!) (Emiliano Queiroz). Durante todas as temporadas, vários nomes famosos do elenco da Globo fizeram participações em Caça-Talentos, como Lima Duarte, Stepan Nercessian, Orlando Drummond, Letícia Sabatella, David Pinheiro, que posteriormente entrou para o elenco fixo, e os inesquecíveis Lúcio Mauro e Dercy Gonçalves. Com o passar do tempo aconteceram naturais mudanças no elenco fixo da série. Apenas Angélica, Eduardo Galvão, Antônio Pedro (Tremedeira), Tony Tornado (Avalanche), Cláudia Rodrigues, Igor Lage (Souboy), Paula Saniotto (Pepê), Marilu Bueno e Betina Viany estiveram nas três temporadas.

O final da série não foi exatamente como se esperava na ficção e na realidade. Angélica queria priorizar sua carreira de apresentadora e não a de atriz, como a Globo gostaria. E pelo jeito ainda deve gostar da possibilidade, como vimos recentemente na participação da loira interpretando ela mesma, apresentando o reality show Best Cake dentro da novela A Dona do Pedaço. Fica também a torcida que em breve Angélica volte à telinha apresentando algum programa. Mas, como diria o final do último capítulo de Caça Talentos, “as aventuras da Fada Bela não terminam aqui…” Elas marcaram a carreira de Angélica e, principalmente, as crianças do final dos anos 90. Que nesta reprise do Viva recordam os momentos felizes da época e mostram para as crianças de hoje em dia esta aventura tão mágica. Para que elas percebam que as fadas também estão presentes no Brasil e que as histórias que a TV exibe para este público podem encantar crianças de várias faixas etárias independente da época em que foi gravada. Pois é, Fada Bela, sua magia não acabará tão cedo! Ainda bem!

bottom of page